Refutações ao Protestantismo - Sacramento da Eucaristia III

Continua a explanação sobre o fundamento escriturístico da Sagrada Eucaristia.

Prefigura da necessidade de se consumir o sacrifício no AT.

Genesis 22, 9-13 : Deus salvou o filho primogênito de no Monte Moriah, com um sacrifício substituto que deveria ser consumido. Era um prenúncio do sacrifício do verdadeiro Filho primogênito de Israel, NSJC, que deveria ser consumido.

Êxodo 12,5 : O cordeiro pascal sacrificado e consumido deveria ser sem mácula. NSJC é o verdadeiro e perfeito cordeiro pascal. (São Lucas 23, 4-14; São João 18,38)

Êxodo 12, 7;22-23 : O sangue do cordeiro deveria ser aspergido nas duas ombreiras e sobre a verga da porta das casas onde o comeram. Este sacrifício pascal prefigura o sacrifício do verdadeiro Cordeiro e o madeiro da Sua cruz sobre o qual Seu precioso sangue foi aspergido.

Êxodo 12, 8-11 : O cordeiro pascal deveria ser consumido pelos fiéis para que Deus poupasse seus filhos primogênitos quando da sua "passagem". NSJC, o verdadeiro cordeiro pascal deve ser consumido, para que os fiéis tenham seus pecados perdoados.

Êxodo 12, 43-45 ; Ezequiel 44, 9 : Ninguém fora da família de Deus comerá o cordeiro. Os não-católicos não podem participar da Eucaristia até estarem em plena comunhão com a Igreja.

Êxodo 12, 49 : Era necessária a circuncisão para consumir o cordeiro. O batismo é a circuncisão dos católicos, por isso é necessário ser batizado para consumir o verdadeiro Cordeiro pascal, NSJC.

Êxodo, 12, 47; Números 9, 12 : Os ossos do cordeiro pascal não podiam ser quebrados. Nenhum dos ossos de NSJC foi quebrado. (São João 19,33)

Êxodo 16, 4-36; Neemias 9, 15 : Deus deu a seu povo o pão do céu para sustentá-los em sua jornada até a terra prometida. Isto prefigura o verdadeiro Pão do Céu (NSJC) que Deus nos dá em toda Santa Missa para nos sustentar em nosso caminho até o céu.

Êxodo 24, 9-11 : A aliança Mosaica foi consumada com uma refeição na presença de Deus. A Nova e Eterna Aliança é consumada com a ceia eucarística - o Corpo e Sangue de NSJC sob as aparências de pão e vinho.

Êxodo 29, 33 : Deus ordena que se coma o alimento com que a expiação foi feita. NSJC, o verdeiro alimento de expiação deve ser consumido.

Levítico 7, 15 : O sacrifício deveria ser totalmente consumido, a fim de restaurar a comunhão com Deus. Todos estes sacrifícios são prefigura do único sacrifício eterno, NSJC, que deve ser consumido para restaurar a comunhão com Deus. Esta é a Eucaristia.

Gênesis : 9, 4-5 : Deuteronômio 12, 16; 23-24 : Nestes versículos vemos proibições de se beber o sangue, Mas Jesus manda-nos beber seu sangue porque é a verdadeira fonte de vida.

2 Reis 4, 43 : Esta passagem prefigura a multiplicação dos pães e o verdadeiro Pão do Céu que é NSJC.

2 Crônicas 30, 15-17; 35, 1; 6; 11; 13; Esdras 6, 20-21; Ezequiel 6, 20-21 : O cordeiro foi morto e consumido para expiar os pecados e restaurar a comunhão com Deus. Isto prefigura o verdadeiro Cordeiro de Deus, NSJC, que foi sacrificado para expiar os nossos pecados e agora deve ser consumido para nossa salvação.

Salmos 78, 24-25; 105, 40 : o maná descido dos céus e o pão do anjos anunciam o verdadeiro Pão dos Céus, NSJC.

Isaías 53, 7 : prefigura do verdadeiro Cordeiro de Deus que foi morto para expiação dos nossos pecados e deve ser consumido.

Continua.

Eugênio Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas